A homenagem de Raphael Zumbano a Valdemir “Sertão” Pereira
Jorge Luiz Tourinho
26 de Fevereiro de 2023
Emocionante e merecida a homenagem feita pelo peso pesado Raphael Zumbano (39-18-1) ao ex-campeão mundial Valdemir "Sertão" Pereira (24-1, 14 KO). Eu a li no Grupo Reduto do Boxe Brasileiro no Facebook. Não irei reproduzi-la porque não tenho – não pedi – autorização para fazê-lo.
No texto original, o paulistano agora radicado nos Estados Unidos diz não ser jornalista. Pouco importa! O grande valor de sua nota está na intenção de lembrar um dos boxeadores brasileiros que seguem esquecidos pela mídia. Agradeço ao Sr. Zumbano por essa e pelas futuras homenagens aos demais campeões que poderão vir a seguir.
Abaixo seguem os principais fatos, segundo meu ponto de vista.
A nota foi publicada no dia 20 de janeiro de 2018. Data que marcou os 12 anos da conquista do título mundial dos penas da IBF que estava vago. Realmente, poucos acreditavam que o baiano de Cruz das Almas voltaria do Hotel Foxwoods em Mashantucket, EUA, com o cinturão.
Sertão bateu por pontos em decisão unânime o então favorito Fahprakorb Rakkiatgym. No dia 20-01-2006 o tailandês tinha o cartel de 51-3, 33 KO. Os três juízes marcaram 118-108 para o brasileiro. Dessa forma, a ideia constantemente levada até por pessoas importantes que questiona a parcialidade dos jurados quando algum brasileiro perde foi por água abaixo. Tom Kaczmarez, Clark Sammartino e George Smith pontuaram para fazer nascer o quarto campeão mundial nascido no Brasil.
Pereira era promovido por Art Pelullo da Banner Promotions. Seu manager era o ídolo Servílio de Oliveira. Seus treinadores eram os irmãos Ivan "Pitú" e Gabriel de Oliveira.
Depois da conquista, Sertão fez apenas duas lutas antes de se retirar do Boxe. Venceu Yuri Romanovich (na época 12-2) em São Caetano do Sul, SP, por decisão (100-90, 100-91 e 100-92). Em seguida, foi aos EUA para defender seu cinto e acabou desclassificado no oitavo assalto. O norte americano Eric Aiken (então com 15-4) acabou sendo o novo campeão pena da FIB em Boston.
No dia em que escrevo tenho a informação que Valdemir Pereira vive em sua cidade natal, mas não sei se segue no Boxe de alguma forma.
Naquele 20-01-2018, Servílio, Gabriel e Ivan promoveram o primeiro Palco do Boxe para celebrar os 12 anos da conquista do Sertão que havia sido campeão da FEDELATIN dos penas antes. Participou dos Jogos Olímpicos de Sidney, Austrália, onde caiu na segunda rodada.
Imagem: Negros Geniais