A vitória de Kambosos Jr e o novo quadro nos Leves

03/12/2021

Jorge Luiz Tourinho

2 de dezembro de 2021

Considerada por alguns como surpresa, a vitória de George Kambosos Jr (20-0) sobre o então campeão AMB, CMB e OMB Teófimo López (16-1) está gerando ruído. A decisão dividida na luta do sábado passado no Teatro Hulu do Madison Square Garden em Nova Iorque levou aqueles que não sabem perder a fazer declarações que beiram a arrogância extrema.

Embora tenha sido um combate de difícil marcação, recuso a tese de roubo ou conspiração para prejudicar López. Os juízes marcaram 115-111, 115-112 e 113-114. Porque favoreceriam um australiano em detrimento de um norte-americano? Toda vez que leio ou ouço alguém reclamar de decisão de juízes em luta equilibrada, fico com os oficiais. Preconceito mesmo.

Resultado promulgado, Teófimo deitou falação. Seu pai e treinador, idem. Beiraram o ridículo ao dizer que foi 10-2 ou 9-3 em assaltos para o agora ex-campeão. Mais tarde, a desculpa foi outra e muito mais aceitável. López teve imensa dificuldade para bater as 135 libras e chegou desgastado, segundo eles, para uma disputa exigente. Além disso, uma curta convalescência de Covid-19 também foi lembrada.

Kambosos derrubou no primeiro round e caiu no décimo. Se o perdedor já afirmou que vai para a divisão acima, para o duro australiano George Kambosos Jr resta buscar peleja que encha sua conta bancária. De todos os talentos mais famosos dessa categoria somente com Vasyl Lomachenko é que ele poderá abiscoitar 5 milhões de dólares. Dependendo da venda do pay-per-view poderá chegar a US$ 7Mi. Está ótimo!

Contudo, teremos que esperar um pouco pela movimentação dos pesos Leves. Vejamos como estão programados.

Vasyl Lomachenko (15-2) está com embate marcado para o dia 11 de dezembro em Nova Iorque contra Richard Commey (30-3). O extraordinário ucraniano é franco favorito.

Devin Haney (26-0) e Joseph "Jo Jo" Diaz Jr (32-1-1) lutarão no próximo sábado 4 de dezembro em Las Vegas pelo título do CMB de Haney. Poderemos assistir a luta do ano pela intensidade com que ambos prometem atuar. O jovem Devin - tem apenas 23 anos - é muito talentoso mas nunca enfrentou um boxeador como Jo Jo. Esse já foi campeão dos super penas da FIB, cinturão que perdeu na balança. Na sua última apresentação triunfou sobre Javier Fortuna e recebeu o interinato que o levou à disputa em questão. Haney manteve-se campeão contra Alfredo Santiago mesmo com contusão no ombro desde o sétimo capítulo. Reteve o cinturão contra Yoriorkis Gamboa e Jorge Liñares. Díaz esteve nos Jogos Olímpico de 2012. A curiosidade é seus pais estarão nas suas esquinas.

Ryan García (21-0) espera por algum empresário que tenha grana para contratá-lo para embate de primeira linha contra algum dos campeões dos Leves.

Jonhatan Cardoso (13-0) é o campeão brasileiro. Jovem que promete voos mais altos se bem programado. Espero que siga bem assessorado pela dedicada equipe do Coliseu para que isso aconteça. Pena que haja muito pouca atividade profissional no Brasil.

Foto: The Ring Magazine