Boxe nas Olimpíadas do Rio será alvo de investigação por alegados casos de corrupção

17/06/2021

Responsável pelo dossiê que revelou o esquema de doping e culminou no escândalo do esporte da Rússia, Richard McLaren vai investigar alegações de corrupção nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.


O professor canadense foi contratado pela Associação Internacional de Boxe (AIBA) para investigar possíveis irregularidades no julgamento e arbitragem durante as Olimpíadas do Rio.


Ex-presidentes da entidade também devem ser alvos por desvios de conduta na gestão e na administração da AIBA.


As denúncias começaram antes do início dos Jogos. Neles, um dos casos que mais chamou atenção foi do irlandês Michael Conlan, que dominou a luta contra Vladimir Nikitin nas quartas de final. Porém, a vitória foi dada ao russo que não conseguiu subir ao ringue nas semifinais por conta dos ferimentos causados por Conlan.
"O boxe foi criado quando as regras foram introduzidas para garantir lutas justas. Qualquer enfraquecimento dessas regras é inaceitável. Por algum tempo, ficou claro que a AIBA poderia fazer mais no acompanhamento de alegações de injustiça. Infelizmente, para avançarmos para um futuro mais brilhante, devemos agora também iluminar o passado da AIBA. A melhor maneira de fazer isso é trazer especialistas independentes para descobrir qualquer irregularidade, para que possamos aprender as lições que precisam ser aprendidas e restaurar a confiança. O professor McLaren tem um histórico incomparável quando se trata de investigações esportivas e encorajo todos no mundo do boxe que possam ter evidências de interesse a se apresentar e compartilhar com a McLaren e sua equipe", disse Umar Kremlev, presidente da AIBA.


Fonte: O Correio do Povo Online

Imagem: Divulgação/Site Rio 2016 | Torcedores