Boxing For You e Fox Sports

16/08/2020

Por Jorge Luiz Tourinho

É a parceria mais que desejada, é necessária. Mais do que necessária é imperiosa para tentar-se alavancar o combalido boxe brasileiro. A reflexão que faço é simples. Não há outro grupo em condições, embora possam existir interessados, de promover eventos profissionais de pugilismo no território nacional. Portanto, é tempo de colaborar com a empresa liderada pelo famoso ex-campeão mundial pesado de full contact Sérgio Batrelli.

O próximo programa está confirmada, a julgar notícias na imprensa, para o dia 29 de agosto em São Paulo na Arena de Lutas. Para quem assistiu os dois eventos que a ESPN Brasil exibiu na quinta e no sábado, fica claro que os boxeadores confirmados seguem o esquema de sucesso dos grandes promotores do mundo. Um atleta acima da média com apetite para crescer nos rankings, Robson Conceição. Outro bom boxeador também de olho nas classificações mundiais, Esquiva Falcão. Completarão a noitada lutadores de verdade que tem ambições de continuar a serem contratados.

Robson (13-0) trocará golpes com Eduardo Reis (24-7) talvez como super penas. Esquiva (26-0) vai jogar na divisão dos super médios com Davi Eliasquevici (14-9-1). Outras atrações serão Lila Furtado (1-0), super galo, Vitor Siqueira (5-1) e Kenes Carneiro (3-2), médios ligeiros.

Para quem possa olhar com alguma dúvida sobre os combates previstos, devo lembrar que com o dólar a 5,22 ou mais, é dificílimo trazer lutadores do exterior. Provavelmente, só com a ajuda da Top Rank da família Arum - co-promotora - o matchmaker Daniel Leal poderá apresentar algum estrangeiro de mesmo nível dos invictos brasileiros.

Aproveito para lançar uma sugestão que não consegui levar adiante. Nos Estados em que há muita dificuldade para fazer-se boxe profissional, temos que pensar em parcerias a exemplo do Boxing For You. A fórmula vencedora em diversos países conta com um clube no qual se possa fazer eventos semanal ou quinzenalmente com cobrança de ingressos. Creio ser mais do que interessante procurar os primos ricos Muay Thai e Kick Boxing para que sejam feitos eventos conjuntos.

David Benavides - outro craque norte americano filho de mexicanos. Perdeu o título super médio do CMB na balança mas, dentro do ringue, mostrou que será desafiante sério ao título dos meio pesados de qualquer organismo. Dominou até o TKO 11 (foi no décimo primeiro porque as papeletas do assalto anterior foram marcadas) o bom desafiante Alexis Angulo para manter-se invicto com 23-0. Outro show nessa noite de sábado foi dado pelo excelente comentarista Eduardo Ohata. Como ajuda ter alguma experiência de ringue e ter feito um bom curso de formação de juízes! Ainda teve que driblar os comentários sem graça do narrador Oliveira.


Efemérides: 16 de agosto.

1996 - Luiz Cláudio Freitas KO 1 Zacarias Figueiredo. O vencedor tinha boa linha pugilística e é irmão mais velho de Acelino Popó. Terminou cedo a carreira e, se não me engano, tornou-se treinador. O perdedor estreou naquele dia em Salvador, BA. Hoje não sei por onde andam.


1972 - Everaldo Costa Azevedo TKO 4 Sugar Ray. Azevedo foi um dos grandes boxeadores da nossa época de ouro. Acabou se radicando na Itália aonde, suponho, ainda viva. Na Europa do leste haviam muitos programas e promotores e ele fez carreira por lá tendo lutado 129 vezes. Seu oponente era dos Países Baixos. Nada relacionado com o craque Sugar Ray Robinson.


1930 - Rubens Soares TKO 2 Mario Segalla. Combate acontecido em São Paulo. Sores lutou mais de 70 vezes e teve destaque na época.