Esquiva Falcão se prepara para mundial contra australiano

15/02/2023
Fonte: Correio Braziliense Online - DF (Cita como autores Steve Marcus e Paulo Martins)

Imagem: ESPN Brasil

Esquiva Falcão vive grande expectativa para a decisão do título mundial dos pesos médios, categoria para lutadores com até 72,6kg, contra Michael Zerafa. O embate está previsto para ocorrer entre o fim de março e o começo de abril. O local ainda está indefinido, mas existe a possibilidade de ser no Brasil ou na Austrália, países dos lutadores. Apontada como terreno neutro, Las Vegas, nos Estados Unidos, é alternativa. Pessoalmente, não creio que exista um promotor brasileiro capaz de fazer um evento desse nível.

Esquiva Falcão teve uma surpresa em meio à preparação para a luta. Inicialmente, ele iria subir ao ringue contra o cazaque Gennady Golovkin, o GGG. Porém, o rival abriu mão da disputa. Com isso, o australiano herdou a vaga por estar em segundo lugar no ranking da Federação Internacional de Boxe (IBF). No aquecimento para o compromisso mais importante da temporada, ele precisou reavaliar as estratégias.


O novo oponente trouxe uma mudança nas primeiras instâncias de preparo, mas sem alterar a confiança de Esquiva. Nos próximos dias, ele irá aos Estados Unidos para aprimorar a forma com as luvas. "Vou mudar minha estratégia toda. Ainda não fiz porque, até o momento, eu estou treinando apenas físico. Então, estou 100%. O técnico será quando eu estiver nos Estados Unidos. Vamos trabalhar em cima do jogo e do erro dele, para poder aplicar o melhor ataque e ganhar a luta. Quero ir com 100% de preparo, pronto para a vitória. Nocautear para não deixar nas mãos dos árbitros", espera o pugilista brasileiro.


Invicto na carreira, com 30 vitórias, sendo 20 delas por nocaute. Embora o estilo agressivo seja a marca registrada, o capixaba de Vitória entende que a adaptação ao adversário, dono de um cartel de 30 triunfos e quatro derrotas, é de extrema importância. "Vinha há um tempo assistindo às lutas dele. Vi que ele é forte, experiente, com mais de 30 lutas. Vejo que é o sonho dele, mas teve várias oportunidades e não conseguiu. Não vai ser dessa vez, claro", ressaltou, confiante.


Um fator inalterado no passo a passo do atleta nascido no Espírito Santo será a manutenção do peso, com a necessidade de perder seis quilos até a pesagem. "Isso não é uma preocupação, porque ainda faltam alguns meses para a luta e essa questão do peso vou tirar nos Estados Unidos. Quando faço isso faltando muito tempo para a luta, não consigo recuperar o peso bom para lutar. Agora, só me concentro um pouco mais, parar de ficar comendo ''besteiras''. Comecei a cortar isso e a tomar mais água para me acostumar e ficar mais fácil de perder peso por lá", detalhou Esquiva.