Gervonta “Tank” Davis e Fábio Maldonado

28/06/2021

Por Jorge Luiz Tourinho

27 de junho de 2021

Impressionante, outra vez mais, um boxeador cujo apelido é sugestivo, Talvez, por seu porte físico, fosse melhor chamá-lo "Little Tank". O fato é que, mesmo subindo outra categoria - agora para os super leves -, a cavalar pegada continuou a permitir o abreviamento do combate. Não é só a dinamite nos punhos. Uma refinada técnica de movimentação para esquivar ou para chegar na sua distância. Um verdadeiro craque! Outra coisa que salta aos olhos: a velocidade para atirar suas bombas e para caminhar.

Gervonta "Tank" Davis (25-0) estava diante de outro invicto que era o campeão regular da Associação Mundial de Boxe (AMB). Mario Barrios (26-1) não era o principal nome dessa divisão mas é um excelente pugilista. Foi aquele que o Premier Boxing Champions (PBC) pode contratar para projetar Davis. Outro título para ele.

A contenda foi marcada pelo então campeão Barrios tentando manter-se na longa distância para fazer valer sua envergadura muito maior. Sua estratégia foi sendo frustrada pela velocidade do futuro rei. Mesmo assim conseguiu 10-9 em alguns poucos assaltos.

Dois knockdowns no oitavo round foram o prenúncio que não se chegaria a completar o tempo. Foram ganchos na cabeça. Forçado a manter maior atividade, O Azteca acabou se abrindo e um golpe na linha de cintura provocou a terceira queda. Estava a luta no décimo-primeiro capítulo. Nova visita ao piso provocou o TKO11.

A vida meio atribulada de Gervonta fora dos ringues poderá atrapalhar sua possível caminhada para rivalizar com Canelo e Crawford e buscar o lugar de melhor libra por libra. Seu promotor é o esquisito dono da Mayweather Promotions. Tomara que não seja influenciado por ele. O próximo confronto, o que o mundo do boxe quer ver, é contra Josh Taylor.

Preliminares exibidas.

Eliminatória AMB super leve - Batyr Akhmedov (9-1) TKO9 Argenis Mendes (25-7-3).

Não sei porque fazem eliminatórias se há ranking. Deve ser para garantir disputa de título para o atleta do empresário que paga a taxa. Ridículo e lamentável. Akhmedov vinha dominando apesar da guarda e da postura pouco comum de Mendes. Colocou pressão e foi batendo. Embora não oferecesse perigo de lona foi vencendo os assaltos. O perdedor pouco soltou a direita e, no intervalo do oitavo round, soubemos que sua mão direita estava contundida e se deu o abandono. Quem acha que Batyr será o próximo oponente do Gervonta?

Médios ligeiros - Carlos Adames (20-1) TKO3 Alexis Salazar (23-4)

Foi a única luta desequilibrada. O vencedor demorou apenas um tempo para dominar. Após uma pequena confusão de agarra-me-solta um cruzado de esquerda no queixo provocou a queda que evoluiu para o nocaute técnico. Adames mostrou solidez e quer disputa de título com alguém. Salazar pode ser apenas um vencedor de perdedores,

Eliminatória CMB médios ligeiros - Erickson Lubin (24-1) KO6 Jaison Rosario (20-3-1).

Outro excelente combate. Alternativas levaram a vermos Rosario voltar bamba no fim do terceiro capítulo. Lubin quase caiu no quarto quando esperava que fosse arrematar o cotejo. Acalmou-se no quinto para derrubar com gancho no baço no sexto. Outra combinação provocou a segunda e última caída. Lubin será bom adversário para qualquer médio ligeiro inclusive para Charlo. Rosario pareceu-me sentido e deve fazer exames antes de seguir lutando. Ainda mais nesse nível de competência.

Fábio Maldonado

O Caipira acabou derrubado duas vezes no assalto inicial do combate com o russo Ruslan Fayfer (27-3). Foi o suficiente para que o terceiro homem do ringue decretasse o nocaute técnico. Aos 41 anos e com o cartel de 26-4, Maldonado anunciou sua aposentadoria como boxeador. Decisão que me parece muito correta. Com sua experiência poderá continuar contribuindo se fizer um curso de formação de treinador de boxe. Essa experiência, que pode ser a última, foi decepcionante e, na entrevista para a TV russa, Fábio se desculpou pela pobre atuação. Muita saúde e sucesso na nova caminhada é o que desejo para o Caipira Maldonado.   

Foro: Premier Boxing Champions