O modismo fere a modalidade boxe

04/03/2024

Jorge Bueno
4 de março de 2024
(Extraído do Reduto do Boxe Brasileiro, Grupo do Facebook)

Nem tudo pode ser chamado de evolução; evolução em algumas atividades seja elas pessoal ou profissional são produtivas e necessárias para o cotidiano do dia a dia em indivíduos ou empreendimentos coletivos , como tecnologias, conhecimentos e etc...

Porém o modismo que ocorreu no FIGHT MUSIC SHOW fere a fidelidade e os princípios com a nobre arte, que com esses 'eventos' de boxe intitulados como entretenimento fica longe de ser chamado de nobre e muito mais longe ainda de arte.

Qual das principais entidades do boxe mundial tutelarão oficialmente lutas de DOIS contra DOIS??? 

Associação Mundial de Boxe (AMB), fundada em 1921;
Conselho Mundial de Boxe (CMB), fundado em 1963;
Federação Internacional de Boxe (FIB), criado em 1983;
Organização Mundial de Boxe (OMB), criado em 1988;
Federação Mundial de Boxe Profissional (FMBP), criado em 1998;

Lutas essas que deveriam ser chamadas de telecatch e nunca intituladas como Boxe, é lamentável o que ocorreu, muito ruim para nossa modalidade. Essa aberração ou apelação teve transmissão para todo país e o que é pior, lutadores que são praticantes de halterofilismo (levantamento de peso) lutando como profissionais (sem capacetes) e sem nunca terem subido em um ringue como atletas amadores ou profissionais de boxe.

Lamentável que isso ocorra em um esporte que já sofreu muita discriminação e que hoje vem ganhando espaço em outras lutas como o MMA, gerando empregos para profissionais do boxe brasileiro como técnicos e treinadores de Boxe.

O UFC, por exemplo, hoje no mundo das lutas, tem credibilidade nos eventos que vem fazendo com seriedade e excelência, lutas bem casadas e equilibradas e desde que foi criada nunca saiu fora do seu contexto. Devemos preservar o bom senso e zelar pelo Boxe Brasileiro.

O que diria o Baluarte do Boxe brasileiro... senhor Newton Campos... ?

A pergunta que fica é: devemos considerar esse tipo de luta como NOBRE ARTE