Os 10 melhores pugilistas peso pesado de todos os tempos. Uma opinião de Lifestyle

11/11/2022

Fonte: Lifestyle Official Blog - NC (Não é citado o autor)

10 - Ezzard Charles
Um dos homens com mais queixo de aço que já lutou. Ele pode ser o segundo maior peso meio-pesado de todos os tempos depois de Archie Moore. Charles matou Sam Baroudi depois de uma luta muito brutal. Não deve ser elogiado, pois Charles se sentiu péssimo depois e adotou um estilo mais cauteloso. Um verdadeiro cavalheiro. Mas mostra a intensidade viciosa que ele teve em confusões de curta distância. Ele é o único homem a durar 15 rounds com Rocky Marciano, um feito hercúleo, já que nos últimos 2 rounds, ele não conseguia mais ver e levou tremendo castigo e se recusou a cair. Ele venceu Archie Moore três vezes, Joey Maxim e Charley Burley. Em seguida, ele derrotou Joe Walcott por pontos para ganhar o título, depois derrotou o idoso Joe Louis no ano seguinte. Envelhecido ou não, Louis ainda era Louis, e serviu de contraste para a fama de Charles. Mas Walcott voltou para nocauteá-lo, e ele tentou, mas não conseguiu vencer Walcott pelo título novamente. Em seguida, enfrentou Marciano em duas lutas incrivelmente sangrentas. A segunda luta do ano, quando culminou com Charles cortando tanto o nariz de Marciano que seu corner o encheu com super cola para estancar o sangramento. Ele poderia ter arrancado o nariz ao meio do rosto. Marciano, no entanto, reagiu para nocautear Charles, pois corria o risco de perder por causa do sangue.

9 - Evander Holyfield

 Um dos lutadores mais bem condicionados da história. Holyfield tinha uma resistência quase inesgotável, especialmente incrível, já que ele tinha um coração ruim, e ninguém sabia disso até sua terceira luta com Riddick Bowe. Foi sua primeira luta que cimentou os legados de ambos os homens. Na 10ª rodada, eles se levantaram e trocaram golpes, batendo e balançando até Holyfield cair. Então ele se levantou e balançou um pouco mais. Ele perdeu essa luta por decisão, mas deu a Bowe sua única derrota até agora na segunda luta, e seu único knockdown na terceira luta. Ele assustou tanto Mike Tyson que Tyson recorreu a morder as orelhas. Holyfield era um dos poucos homens que não tinha a intenção de aceitar o bullying de Tyson, até mesmo dando um bom soco no rosto de Tyson bem depois do gongo.

8 - Joe Walcott

Ele era um dos mais técnicos, habilidosos e soberbos da divisão dos pesos pesados de todos os tempos. Ele derrubou Ezzard Charles de queixo de aço para a contagem com possivelmente o melhor gancho de esquerda já lançado, uma obra de arte perfeita, que torceu a cabeça de Charles tão fortemente que os espectadores pensaram que seu pescoço estava quebrado. Era a manobra patenteada de Walcott, que ele podia fazer com ambas as mãos. Ele dava um passo ou dois para trás, deixava o homem vir até ele, então o golpeava com a mão traseira, a que estivesse protegendo seu rosto. Ele a chamou de sua "mão sorrateira". Ele usou isso para contar o efeito em Rocky Marciano, cambaleando-o muitas vezes e derrubando-o por uma das duas únicas vezes em que Marciano bateu no tatame. Archie Moore deu-lhe seu outro knockdown. Ele amarrava Marciano toda vez que ele se aproximava para causar dano, e Marciano estava perdendo claramente, até o 13º round, quando Walcott foi para outra mão direita furtiva, que não saiu do jeito que ele esperava. Walcott ainda pode se consolar com o fato de ter dado a Marciano a pior surra que já sofreu.

7 - George Foreman

Muitas vezes considerado como o perfurador mais poderoso da história do esporte, Foreman poderia facilmente quebrar os ossos dos homens com seus socos. Uma vez que atingiu seu ritmo no início dos anos 1970, ele desenvolveu o mau hábito de não temer seus oponentes e, portanto, apenas treinando seu poder, não sua resistência. Quando ele derrotou Frazier em apenas dois rounds, o mundo imaginou que ele iria até o final invicto, já que ninguém era mais forte que Frazier. Então Ali mostrou ao mundo o que um corpo bem condicionado pode suportar, desde que a cabeça esteja fora da linha de tiro. Foreman nunca se recuperou de verdade de sua primeira derrota e, embora tenha vencido muito mais lutas, teve pesadelos sobre tentar se levantar a tempo de acabar com Ali. Este foi o seu impulso para sair uma aposentadoria de 10 anos. Ele havia sido campeão, derrotando Frazier duas vezes. Parecia não haver mais nada para provar. Mas ele queria explicar sua derrota para Ali e chocou o mundo ao ganhar o título de volta aos 45 anos, gordo e com pés de chumbo, de Michael Moorer. Foreman exibiu, por mais dúbio que seja, sua capacidade de aguentar muitas punições, na cabeça e no corpo, como se fosse um negócio normal. Toda a arena sabia o que ele estava tentando fazer com Moorer, mas Moorer apenas continuou de pé com ele, até que Foreman o pegou com a mão direita. Luzes apagadas todas as vezes.

6 - Gene Tunney

Muitas vezes considerado o melhor boxeador puro da história, com a capacidade de bater forte, mas o trabalho de pés para ficar longe. Ele também podia boxear muito bem fazendo backup, o que Ali nunca teve que fazer porque ele era tão rápido que podia ficar longe sem ter que socar. Mas quando Ali enfrentou um Golias como Foreman, ele ligou seu rope-a-dope, que é muito simples e eficaz, se você aguentar. É muito arriscado e nenhum treinador jamais aconselhou isso para uma luta inteira contra alguém com o poder de Foreman. O inimigo de Tunney, Jack Dempsey, tinha esse poder brutal e uma selvageria furiosa o apoiando. Tunney não estava disposto a resistir, então ele mostrou algumas das melhores técnicas defensivas de Boxe na história do ringue para ficar longe do Manassa Mauler. Tunney perdeu apenas uma luta profissional, para Harry Greb, em 66. Ele derrotou Harry Greb duas vezes.

5 - Joe Frazier

Um dos homens mais durões da história do Boxe, sem exceção. Ele morou e treinou na Filadélfia, e a cidade se tornou sinônimo de boxeadores durões. Ele deu a Ali sua primeira derrota e, em sua terceira luta, ele durou 14 rodadas, superando Ali pelo menos em 5, em uma umidade sufocante. Seu corner chamou a luta porque seus olhos estavam inchados e ele não conseguia ver os socos de Ali. Assim que acabou, perguntaram como ele se sentia, e Frazier disse: "Vamos lutar de novo!" Ambos os homens pareciam como se uma parede de tijolos tivesse caído sobre eles. Frazier teve o segundo maior gancho de esquerda no ramo, com o qual derrubou Ali e quase matou Jerry Quarry (que alegou estar tonto por 4 dias depois). Após sua primeira briga com Ali, ele foi levado às pressas para o hospital por desidratação grave e insuficiência renal. O poder monumental de Foreman combinava perfeitamente com ele ao enfrentar um enxame como Frazier, e Frazier simplesmente não conseguia resistir a isso. O mundo do Boxe caiu de queixo quando viu isso em duas lutas. Mas ele foi capaz de se defender muito bem contra Ali, e todos os outros lutadores do dia não foram páreo. Ele e Ali serão para sempre sinônimos de uma das rivalidades de todos os tempos.

4 - Jack Dempsey

Indiscutivelmente tão popular e conhecido em todo o país como John L. Sullivan em seu auge, Dempsey possui o maior gancho de esquerda na história do Boxe. Ele o usou para derrubar Jess Willard pela primeira vez em sua carreira na primeira rodada da defesa do título de Willard. Ele não tinha nada que segurar o cinturão, como a luta está registrada, e Dempsey o destruiu. Willard não atendeu a quarta campainha, momento em que sofreu uma mandíbula quebrada, maçãs do rosto quebradas, costelas quebradas e quatro dentes engolidos. Willard tinha 6''6,5", Dempsey apenas 6''1", o que significa que ele teve que socar bem quando Willard estava em pé, mas Dempsey apenas socou seu corpo até se curvar. Ele era um lutador e perdeu para Tunney duas vezes. A segunda luta, em 1927, é a Long Count Fight, durante a 7ª rodada da qual Dempsey acertou uma enxurrada de 8 socos estrondosos que derrubou Tunney. Dempsey não iria para um canto neutro, uma nova regra, e o árbitro não poderia começar a contar até que ele o fizesse. Quando finalmente se afastou de Tunney, o árbitro começou a contar, e Tunney se levantou aos 9. Ele estava caído cerca de 14 segundos. Ele alegou mais tarde que não estava ferido, apenas usando todo o tempo que tinha. No entanto, foi a única vez que Tunney foi derrubado e, embora ele tenha conseguido vencer por pontos, ninguém na faixa dos 10 aos 20 anos foi tão devastador quanto Dempsey. Mais tarde, ele explicou a sua esposa, Estelle, sua derrota para Tunney: "Querida, eu esqueci de me abaixar", e então caiu na gargalhada. Em 1973, Jack Dempsey, aos 78 anos, estava saindo de seu famoso restaurante Jack Dempsey''s Broadway, em Manhattan, para ir para casa, quando um assaltante entrou em seu táxi atrás dele. Antes que ele pudesse exigir dinheiro, Dempsey se virou, deu um soco no queixo do homem com seu gancho de esquerda e o derrubou esparramado para fora do carro, com frio na sarjeta. Dempsey fechou a porta e o táxi partiu. Se você pode fazer isso lá, você pode fazê-lo em qualquer lugar.

3 - Joe Louis

O Bombardeiro Marrom! Agora que foi um grande lutador! Ele teve a melhor mistura de dança e socos poderosos, e o reinado mais longo como campeão mundial, 11 anos, de 1937 a 1948, aposentando-se como campeão, após 27 defesas de título. O único homem que o derrotou em seu auge foi Max Schmeling. Schmeling, Charles e Marciano são os únicos homens que o derrotaram, uma vez cada, e Schmeling e Marciano, os únicos dois que o nocautearam. De janeiro de 1939 a maio de 1941, Louis derrotou treze homens nas defesas de título, o que era uma taxa tão alta de lutas que ninguém tinha visto isso desde a tempestade dos anos 1800. Era inédito um campeão concordar com tantas lutas, muito menos defesas de título. Ele é o único homem a ter nocauteado James Braddock, com uma mão direita infernal no 8º round. Se Louis tivesse que lutar uma revanche, ele destruiria seu oponente. Chega de ser cauteloso. Quando lutou contra Schmeling pela segunda vez, quase o matou, em apenas um round. Ele quebrou várias vértebras nas costas de Schmeling, mas nunca o atingiu nas costas. A força concussiva foi aplicada lateralmente, nas laterais de Schmeling, quebrando várias de suas costelas também. Ele estava bem além de seu auge quando conheceu Marciano, de 29 anos.

2 - Muhammad Ali

Muhammad Ali é de longe o boxeador mais famoso da história. Todos no mundo conhecem seu famoso lema: "Flutuar como uma borboleta e picar como uma abelha". Sua habilidade de dança, seu footwork e um golpe de martelo eram sem precedentes. Marciano o chamou de peso pesado mais rápido que ele já viu. Ele jogou seus socos mais rápido do que qualquer um antes ou depois, porque treinou socando debaixo d''água. Ele era tão inspirador que, mesmo antes de ganhar o campeonato, as pessoas elogiavam seu elogio a Joe Frazier. Então eles se conheceram, e Joe provou ser o homem mais duro que Ali já conheceu. Ele finalmente derrubou Ali com seu famoso gancho de esquerda, uma coisa linda. Depois que Ali perdeu por pontos, ele disse: "Sim, doeu! ele é um grande lutador! Mas se você olhar para mim, não tenho nada de errado comigo. Eu ainda sou tão bonita! Parece que Joe ficou bêbado dirigindo sem carro e colidiu com um poste telefônico cerca de 15 vezes." Ele era o poeta do mundo do Boxe. "O árbitro encerra a luta porque o Smokin'' Joe Frazier é um satélite fumegante!" Então ele fez história ao derrotar o conquistador de Joe, Foreman, o perfurador mais poderoso do mundo na época. Ele fez isso de maneira lendária, entrando na luta com um plano de jogo específico, para ser mais esperto que Foreman e fazê-lo se dar um soco. Seu canto achou que ele estava maluco. Foreman nocauteou Frazier, que era durão, em apenas 2 rounds. 2 anos depois de perder para Ali, todos viram que não foi por acaso, quando ele nocauteou Frazier novamente, em apenas 5. Ali não tinha medo de Foreman e confiava em seu condicionamento corporal fenomenal. Depois de 4 rodadas de arrepiar os cabelos, ele foi para o seu canto e disse: "Ok, eu o peguei agora. Serão 8 quando isso acontecer." E foi. Infelizmente, a atração do ringue foi demais para Ali, e ele lutou muito depois de ter se aposentado. Larry Holmes puniu sua cabeça mais do que ninguém. Agora ele tem Síndrome de Parkinson Pugilística (não a doença). Ali é geralmente creditado por ter enfrentado com sucesso a competição mais difícil na divisão de pesos pesados da história: Frazier, Foreman, Chuvalo, Bonavena, Quarry, Larry Holmes, Ken Norton, Earnie Shavers e Leon Spinks. Rumble, jovem, rumble.

1 - Rocky Marciano

Ah, lá vai ele! Lá vai ele! Toda vez que um cara branco começa a falar sobre Boxe... Rocky tinha a pior técnica de todos os campeões dos pesos pesados. Então, como ele conseguiu ganhar o campeonato? Joe Walcott era o homem a ser batido, e ele não era desleixado. Ele chegou mais perto de derrubar Marciano do que qualquer um, e fez Marciano parecer bobo por 12 rodadas. É muito tempo para resistir ao poder de Marciano. Então, no dia 13, Walcott foi para aquela "mão direita furtiva", e Marciano estava esperando por isso por uns bons 5 rounds. Sua mão direita aterrissou primeiro, e continua sendo o soco mais difícil já acertado em uma luta por qualquer um. A multidão rugiu, mas quando Walcott caiu, ele não tentou se levantar. Ele apenas caiu com o braço esquerdo sobre a corda de baixo, e o árbitro poderia ter contado até 10.000. A arena ficou mortalmente silenciosa. Os que estavam nas primeiras fileiras ouviram o baque e temeram que Marciano tivesse quebrado o pescoço de Walcott com um golpe. Seus corners passaram 3 minutos acordando-o com sais aromáticos. Ele alegou não se lembrar. O segredo de Marciano para vencer consistia em uma série de fatores, todos naturais para ele. Ele adorava treinar, ao contrário de muitos boxeadores hoje em dia, e corria 8 km todos os dias, 365 dias por ano, subindo e descendo as colinas íngremes ao redor de Brockton, Massachusetts. com pesos de 30 libras em seus sapatos. "Se você treinar como eu, suas pernas aguentam 40 rounds", ele disse uma vez. Sobre seu poder, ele explicou: "Eu não aponto para o rosto dele. Eu aponto para a parte de trás de sua cabeça." Ele treinou seus socos em um saco pesado especial de 300 libras, porque os sacos normais de 80 libras não aguentavam mais seu poder. Depois de um tempo, ele foi capaz de dobrar a 300 libras ao meio com ambos os punhos. Cerca de um mês antes de uma luta, ele corria 16 quilômetros por dia, depois de 12 a 15 nas últimas duas semanas antes da luta. Quando ele entrou no ringue, ele tinha um poder inacreditável, uma reserva inesgotável de energia e um queixo de aço que não se importava de passar pelo Inferno para se aproximar de seu oponente. Tudo isso mais do que compensou sua estatura relativamente pequena, apenas 5''10,5", 189 lbs no máximo, com um alcance de apenas 67 polegadas. A de Walcott era de 74 polegadas. Ele era uma máquina oscilante, que parecia não saber o uso do medo. "Eu estava muito ocupado sendo atropelado." Ele não pareceu notar a dor dos socos. "Não, eu estava muito ocupado sendo atropelado." Archie Moore, seu último oponente, disse: "Foi como lutar contra uma hélice de avião. Ele não tinha trabalho de pés para ficar fora do meu alcance, mas era eu quem queria ficar fora dele. Tentei fazê-lo dar um soco em si mesmo, mas ele nunca ficou sem gasolina." Na 6ª rodada de sua luta, Marciano jogou haymakers e uppercuts por 45 segundos, sem parar, no Old Mongoose esquivando-se, a maioria errando ou vislumbrando o topo de sua cabeça e ombros, mas Marciano continuou balançando até Moore se esquivar em um demais. . Quando perguntado mais tarde qual soco doeu mais, ele disse: "Cara, todos eles doem! Foi como ser atingido por um blackjack ou um saco de pedras." Marciano colocou Carmine Vingo em coma com um soco na têmpora. Quando Vingo se recuperou, ele se aposentou. Marciano bateu nos antebraços e ombros de Roland LaStarza sem parar por 3 rounds, até que os braços de LaStarza doeram tanto que ele não conseguiu levantá-los até o rosto. Então Marciano o derrubou pelas cordas. Os antebraços de LaStarza estavam ambos quebrados e seus hematomas transformados em uma gelatina espessa que teve de ser removida cirurgicamente.