Tarde de Reciclagem

19/03/2021

Por: Renato Moura, Diretor Técnico da Associação Brasileira de Pugilismo (ABP)


1. ARRANJO DO RINGUE

1.1 A Mesa Diretora será instalada de forma a ter:

• À sua esquerda, corner mais distante, o corner VERMELHO;

• À sua direita, corner mais próximo, o corner AZUL.

1.2 O corner BRANCO, à direita da mesa (mais distante) será utilizado para posicionamento do Árbitro;

1.3 O corner BRANCO, à esquerda da mesa (mais próximo) será usado para atendimento pelo Médico;

1.4 A mesa do Médico será instalada defronte ao corner branco de atendimento;

1.5 A mesa do Cronometrista / Operador do Gongo ficará à esquerda da Mesa Diretora;

1.6 Os três Juízes (J1, J2 e J3) ficarão dispostos nas três laterais do ringue não ocupadas pela Mesa Diretora.


2 JUÍZES

2.1 Antes do início de cada luta, os Juízes receberão um conjunto de papeletas, uma para cada round. Imediatamente após recebê-las deverão preencher seu nome e assinar cada uma delas;

2.2 Durante o transcorrer da luta o Juiz não pode se comunicar, seja através de fala ou gestos, com outros Juízes, Boxeadores ou seus Segundos;

2.3 O Juiz somente deve se levantar de seu posto após o anúncio do resultado oficial da luta;

2.4 Cada round deve ser pontuado separadamente. O Juiz deve procurar esquecer o que aconteceu no round anterior, pois o transcorrer do round pode ser totalmente diferente do anterior;

2.5 O Juiz precisa concentrar-se em pontuar efetivamente o que enxergou no transcorrer do round, abstraindo-se totalmente de considerações tais como:

• Fama ou cartel dos Boxeadores;

• Relações pessoais com um dos Boxeadores;

• Qualquer tipo de bairrismo.

2.6 É necessária extrema atenção ao campo da papeleta (vermelho ou azul) no momento do preenchimento. Pode parecer brincadeira, mas já observamos papeletas com pontuação correta preenchida com a cor do corner invertida;

2.7 Todos os rounds precisam ser pontuados, inclusive os parciais. Existe a possibilidade, em algumas situações, da luta ser interrompida e o vencedor ser definido pela soma das papeletas até o momento da interrupção;

2.8 As marcações de faltas pelo Árbitro não precisam ser anotadas pelos Juízes. Elas serão registradas pela Mesa Diretora e descontadas na pontuação final;

2.9 Knock-downs / contagens protetoras não precisam ser registrados nas papeletas pelos Juízes, pois serão registrados pela Mesa Diretora. Entretanto, devem ser considerados pelos Juízes em sua pontuação;

2.10 O regulamento de Amadores não prevê o resultado oficial EMPATE, como ocorre em lutas de Profissionais. Caso a totalização das papeletas resulte em EMPATE, a Mesa Diretora solicitará que os Juízes, um de cada vez, se levantem e indiquem com um gesto, o corner do Boxeador que considera vencedor;

2.11 A maioria dos resultados oficiais é definida e anunciada pele Mesa Diretora. Entretanto, alguns resultados são definidos pelo Árbitro dentro do ringue. São eles:

Para Amadores:

• RSC;

• RSC-I;

• KO (nocaute);

• AB (abandono);

• DESC (desclassificação).

Para Profissionais:

• TKO (nocaute técnico);

• KO (nocaute);

• DESC (desclassificação).

Nestes casos, o Árbitro informará a cada Juiz e à Mesa Diretora o resultado oficial da luta. Cada Juiz registrará na papeleta, no campo do vencedor (vermelho ou azul), o resultado da luta, usando uma das abreviaturas acima.

Não é necessário:

• Pontuar o round, pois a luta está sendo encerrada;

• Registrar em qual round a decisão ocorreu, pois cada papeleta corresponde a cada round.


3 PONTUAÇÃO

3.1 Tanto nas lutas Amadoras como Profissionais será utilizado o sistema de atribuição de 10 (dez) pontos ao vencedor ("Ten points must system") e desconto

de pontos ao perdedor;

3.2 O critério básico de pontuação é a quantidade de golpes legais atingindo a zona alvo, associada à qualidade dos golpes (por exemplo, um Direto tem mais peso que um Jab);

3.3 Caso exista equilíbrio absoluto sob o ponto de vista do critério acima, a decisão de qual Boxeador merece os 10 pontos pode ser feita sob os seguintes critérios complementares:

• Domínio do ringue;

• Iniciativa.

Notar que o domínio do ringue não é necessariamente do Boxeador que está caminhando para frente. O adversário pode estar recuando e contra-golpeando com eficiência, e assim dominando o ringue.

3.4 Golpes que parem na guarda do adversário não devem ser considerados;

3.5 Possíveis pontuações:

• 10 x 9 - Round equilibrado com ligeira superioridade;

• 10 x 8 - Superioridade marcante ou 1 (um) knock-down ou contagem protetora de pé;

• 10 x 7 - Superioridade absoluta ou 2 (dois) knock-downs ou contagens protetoras de pé.

3.6 A pontuação de empate (10 x 10) deve ser evitada. O vencedor do round, inclusive nos rounds de estudo, pode ser definido pelos critérios complementares mencionados no item 3.3 anterior;

3.7 A pontuação 10 x 8 não é mandatória para um round com ocorrência de 1 (um) knock-down ou contagem protetora de pé. Por exemplo, o Boxeador A vinha dominando o round (merecendo pontuação 10 x 9) e ao final do round sofre um knock-down. A pontuação correta seria 10 x 9 para o Boxeador B (Boxeador A: 10 - 1 = 9; Boxeador B: 9 + 1 = 10), ou seja, o knock-down inverteu a pontuação.


4 ÁRBITROS

4.1 O Árbitro é o primeiro a entrar no ringue e o último a deixá-lo após o anuncio do resultado oficial;

4.2 Dentro do ringue o Árbitro não deverá estar portando telefone celular, usando relógio de pulso, ou quaisquer tipos de jóias. É admissível o uso de aliança de seção arredondada;

4.3 É aconselhável o uso pelo Árbitro de luvas cirúrgicas;

4.4 Enquanto não estiver em ação, o Árbitro permanecerá no corner branco, à direita e mais afastado da Mesa Diretora;

4.5 Imediatamente após entrar no ringue, o Árbitro deve memorizar as posições da Mesa Diretora, do Cronometrista / Operador do Gongo, do Médico e dos três Juízes;

4.6 COMANDOS A SEREM UTILIZADOS PELO ÁRBITRO

1. "STOP" para ordenar aos Boxeadores que parem de boxear;

2. "BOXE" para ordenar aos Boxeadores que continuem a boxear;

3. "BREAK" para ordenar aos Boxeadores que interrompam um clinch, dêem um passo atrás e voltem a boxear;

4. "TIME" para ordenar ao Cronometrista e Operador do Gongo que contagem do tempo de luta seja interrompida e eventualmente uma contagem paralela seja iniciada.

4.7 PROCEDIMENTO PARA INICIO DE LUTA

1. Inspecionar cada um dos boxeadores quanto a:

• Fechamento correto das luvas: 

  • Com velcro para Amadores;
  • Com cadarço para Profissionais;

A amarração final no punho, assim como o nó do cadarço precisam estar cobertos com fita adesiva na cor do corner (vermelha ou azul);

• Uso do protetor dental (não pode ser vermelho ou parcialmente vermelho);

• Uso da coquilha quando masculino;

• Ausência de protetor de cabeça nas lutas entre Profissionais e entre Amadores

categoria ELITE masculinas;

• Uso de protetor de cabeça nas lutas entre Amadores categorias ELITE e JUVENIS

femininas;

• Uso de protetor de cabeça nas lutas entre Amadores categoria CADETES (masculina e

feminina);

• Uso de protetor de cabeça nas lutas entre Amadores categoria INFANTIL (masculina e feminina);

• Uso do protetor de seios quando feminino;

• Não utilização de adornos (colar, brinco, piercing);

• Uso de short com linha da cintura bem definida;

• Uso de luvas na cor do corner (vermelho ou azul);

• Cores das camisetas e shorts:

  • Na cor do corner (vermelha ou azul) nas lutas entre Amadores;
  • o Profissionais usarão cores a seu critério;

• Camiseta para dentro do short;

• Cumprimentar o Segundo Principal;

2. Cada boxeador poderá ser acompanhado de até:

  • 3 segundos em lutas entre Amadores, sendo que somente 2 podem subir ao tablado, e somente 1 (Segundo Principal) pode entrar no ringue;
  •  4 segundos em lutas entre Profissionais, sendo que somente 2 podem subir ao tablado, e somente 1 (Segundo Principal) pode entrar no ringue;

3. Chamar os dois boxeadores ao centro do ringue;

• Dar as instruções básicas (respeito às regras, obediência aos comandos do Árbitro, cuidados com cabeça, evitar clinchar, cuidados com golpe baixo, etc.);

• Pedir que os boxeadores se cumprimentem e retornem aos seus corners;

• Verificar se os demais Oficiais estão em suas posições (Supervisor, Cronometrista, Médico, Juízes);

• Sinalizar ao Supervisor o OK para início de luta e Cronometrista soar o gongo;

• Comando BOXE!

4.8 CONTAGEM PROTETORA DE PÉ (AMADORES)

Caso um dos Boxeadores demonstre sentir um golpe, permanecendo ainda de pé, o Árbitro deverá abrir uma contagem protetora de pé:

1. Comando STOP!

2. Mandar o adversário para o corner neutro mais distante;

3. Iniciar a contagem protetora de 1 (um) até 8 (oito), contando em voz alta, indicando

simultaneamente a contagem com os dedos, ao nível do campo visual do Boxeador;

4. Durante a contagem, observar se o adversário permanece no corner neutro e voltado para o centro do ringue;

5. Caso ele tenha abandonado o corner neutro, o Árbitro deve interromper a contagem e sinalizar para que ele volte ao seu local, retomando a contagem no ponto em que interrompeu;

6. Terminada a contagem, o Árbitro pedirá que o Boxeador caminhe um passo à frente, observando cuidadosamente suas reações;

7. Não há necessidade do Boxeador fechar a guarda ou levantar os braços. Tudo depende da observação de suas reações pelo Árbitro;

8. Se o Boxeador for considerado em condições, e estando o adversário ainda no corner neutro, dar comando BOXE!

9. Se o Boxeador for considerado ainda sem condições, o Árbitro balançará ambos os braços sobre a própria cabeça, decretando o encerramento da luta e a vitória do adversário por RSC. Em seguida, informará sua decisão à Mesa Diretora e aos Juízes.

4.9 CONTAGEM PROTETORA DE PÉ (PROFISSIONAIS)

Nas lutas entre Profissionais não existe contagem protetora de pé. Caso o Árbitro julgue que um dos Boxeadores sentiu efetivamente um golpe, e está inferiorizado para continuar, deverá intervir para interrupção da luta, decretando KOT (Nocaute Técnico).

4.10 KNOCK DOWN

Um Boxeador é considerado em Knock Down quando, após receber um golpe legal:

• Tocar a superfície do ringue com qualquer parte do corpo que não sejam os pés;

• Estiver apoiado, sentado, ou segurando as cordas, evitando cair e de forma indefesa.

Após um knock down é obrigatória a contagem de 8 (oito) tanto nas lutas entre Amadores como nas lutas entre Profissionais. Nessa situação o Árbitro imediatamente agirá da seguinte forma:

1. Comando STOP!;

2. Mandar o adversário para o corner neutro mais distante;

3. Iniciar a contagem em voz alta, indicando simultaneamente a contagem com os dedos, ao nível do campo visual do Boxeador caído;

4. Durante a contagem, observar se o adversário permanece no corner neutro e voltado para o centro do ringue;

5. Caso ele tenha abandonado o corner neutro, o Árbitro deve interromper a contagem e sinalizar para que ele volte ao seu local, retomando a contagem no ponto em que interrompeu;

6. Caso o Boxeador se levante até a contagem de 8 (oito), o Árbitro pedirá que o Boxeador caminhe um passo à frente, observando cuidadosamente suas reações;

7. Não há necessidade de o Boxeador fechar a guarda ou levantar os braços. Tudo depende da observação de suas reações pelo Árbitro;

8. Se o Boxeador for considerado em condições, e estando o adversário ainda no corner neutro, dar comando BOXE!

9. Se o Boxeador for considerado ainda sem condições, o Árbitro balançará ambos os braços sobre a própria cabeça, decretando o encerramento da luta e a vitória do adversário por RSC em lutas entre Amadores ou KOT em lutas entre Profissionais. Em seguida, informará sua decisão à Mesa Diretora e aos Juízes.

10. Caso o Boxeador não se levante até a contagem de 8 (oito), o Árbitro prosseguirá a contagem até 10 (dez) e balançará ambos os braços sobre a própria cabeça, decretando o encerramento da luta e a vitória do adversário por KO (knock-out) tanto em lutas ente Amadores como em lutas entre Profissionais. Em seguida, informará sua decisão à Mesa Diretora e aos Juízes;

11. Se, no julgamento do Árbitro o Boxeador caído não tem nenhuma chance de se levantar ou necessite cuidados médicos imediatos, o Árbitro pode interromper a contagem a qualquer momento, balançar ambos os braços sobre a própria cabeça, decretando o encerramento da luta por KO (knock-out) e chamar  imediatamente o Médico ao ringue.

4.11 LIMITES COMPULSÓRIOS DE CONTAGENS

PROTETORAS OU KNOCK DOWNS (LUTAS ENTRE AMADORES)

1. No máximo 3 (três) contagens protetoras por round. Na terceira, abrir a contagem e em seguida decretar RSC após a contagem de 8 (oito);

2. Na categoria ELITE Masculino não existe limite de contagens para a luta inteira;

3. Nas categorias Feminino, Juvenis e Cadetes, existe o limite de 4 (quatro) contagens na luta inteira.

4. Na categoria INFANTIL de ambos os sexos, existem os limites de 2 (duas) contagens

protetoras no mesmo round ou 3 (três) contagens protetoras na luta inteira.

4.12 LIMITES COMPULSÓRIOS DE CONTAGENS PROTETORAS OU KNOCK DOWNS (LUTAS ENTRE PROFISSIONAIS)

Nas lutas entre Profissionais não existe o limite de knock downs / contagens protetoras por round, e tampouco na luta inteira.

4.13 TÉRMINO DO ROUND DURANTE UMA CONTAGEM PROTETORA

4.13.1 O gongo não salva em nenhum round, tanto em lutas entre Amadores como em

lutas entre Profissionais; 

4.13.2 Caso o término do round ocorra durante uma contagem protetora, o Cronometrista não irá soar o gongo, aguardando o Árbitro terminar a contagem e tomar as decisões subseqüentes, Somente então fará soar o gongo.

4.13.3 Caso o gongo soe indevidamente durante uma contagem protetora, o Árbitro deverá desconsiderar o toque do gongo.

4.14 INTERRUPÇÃO POR GOLPE BAIXO (LUTAS ENTRE AMADORES)

4.14.1 Não sentiu - chamar à atenção sem interromper a luta;

4.14.2 Sentiu:

• Golpe forte e intencional (passível de Desclassificação): o STOP!

  • Chamar o infrator ao centro do ringue;
  • Sinalizar golpe baixo;
  • Sinalizar término da luta;
  • Avisar à mesa "Vencedor corner V (ou A) por DESC";

o Avisar o mesmo aos Juízes.

4.14.3 Falta não intencional:

• STOP!

• Mandar adversário para o corner neutro;

• Sinalizar golpe baixo para o adversário, já no corner neutro;

• Abrir contagem de 8 (oito);

a) Em condições após contagem:

  • Marcar falta por golpe baixo (opcional);
  • BOXE!

b) SEM condições após contagem:

  • TIME!
  • Avisar ao Cronometrista que são 1,5 minutos;

c) Em condições após o TIME:

  • Marcar falta por golpe baixo (opcional);
  • BOXE!

d) SEM condições após o TIME:

  • Sinalizar término da luta;
  • Avisar à mesa que o boxeador que desferiu o golpe é vencedor por RSC;
  • o Avisar o mesmo aos Juízes.

4.15 INTERRUPÇÃO POR GOLPE BAIXO (LUTAS ENTRE PROFISSIONAIS)

4.15.1 Golpe forte e intencional (passível de Desclassificação):

  • STOP!
  • Chamar o infrator ao centro do ringue;
  • Sinalizar golpe baixo;
  • Sinalizar término da luta;
  • Avisar à mesa "Vencedor corner V (ou A) por DESC";
  • Avisar o mesmo aos Juízes.

4.15.2 Falta não intencional 

Um Boxeador que seja atingido por um golpe baixo acidental deve prosseguir no combate depois de decorrido um tempo razoável, porém não superior a 5 (cinco) minutos, ou perderá o combate por TKO (nocaute técnico).

4.16 INTERRUPÇÃO POR QUEDA DE UM DOS BOXEADORES PARA FORA DO RINGUE POR GOLPE LEGAL (LUTA ENTRE AMADORES)

4.16.1 STOP!

4.16.2 Mandar adversário para o corner neutro;

4.16.3 Abrir contagem de 8 (oito);

4.16.4 Se retornar sem ajuda durante a contagem:

• BOXE!

4.16.5 Se não retornar sem ajuda durante a contagem:

• TIME!

• Avisar ao Cronometrista que são 30 (trinta) segundos;

4.16.6 Se retornar sem ajuda durante o tempo adicional:

• BOXE!

4.16.7 Se não retornar sem ajuda durante o tempo adicional, perde por RSC:

• Sinalizar término de luta;

• Avisar à mesa "Vencedor corner V (ou A) por RSC";

• Avisar o mesmo aos Juízes.

4.17 INTERRUPÇÃO POR QUEDA DE UM DOS BOXEADORES PARA FORA DO RINGUE POR GOLPE LEGAL (LUTA ENTRE PROFISSIONAIS)

4.17.1 STOP!

4.17.2 Mandar adversário para o corner neutro;

4.17.3 O Boxeador deve receber uma contagem de até 20 (vinte) caso sofra um knock down caindo fora do ringue. O Boxeador não pode ser ajudado pelos espectadores ou por seus Segundos. Caso seja ajudado por qualquer pessoa, o Boxeador pode perder pontos ou ser desclassificado, ficando essa decisão unicamente a critério do Árbitro.

4.18 INTERRUPÇÃO PARA MARCAÇÃO DE FALTA (LUTAS ENTRE AMADORES OU PROFISSIONAIS)

4.18.1 Comado STOP!

4.18.2 Ficar de frente para o boxeador;

4.18.3 Sinalizar a falta cometida;

4.18.4 Sinalizar para o boxeador, com o indicador, o desconto de 1 (um) ponto;

4.18.5 Sinalizar para a Mesa Diretora, com o indicador, o desconto de 1 (um) ponto;

4.18.6 Comando BOXE!

4.19 LIMITE COMPULSÓRIO DE MARCAÇÃO DE FALTAS (LUTAS ENTRE AMADORES E PROFISSIONAIS)

• A terceira falta marcada durante a luta inteira, ainda que por motivos diferentes, obriga o Árbitro a desclassificar o Boxeador.

4.20 CUSPIR OU PERDER O PROTETOR (AMADORES)

4.20.1 Cuspir o protetor intencionalmente sem receber golpe obriga o Árbitro a marcar falta com desconto de 1 (um) ponto;

4.20.2 A terceira perda do protetor como consequência de golpe válido obriga o Árbitro a marcar falta com desconto de 1 (um) ponto.

4.21 CUSPIR OU PERDER O PROTETOR (PROFISSIONAIS)

4.21.1 Todos os Boxeadores Profissionais serão obrigados a utilizar protetor dental durante os combates. O round não pode ser iniciado sem o protetor;

4.21.2 Caso o protetor seja desalojado durante o transcorrer do round, o Árbitro pedirá "Time" para recolocação do protetor no primeiro momento oportuno, sem interferir com as ações imediatas.

4.21.3 O Árbitro pode descontar pontos se julgar que o protetor está sendo cuspido propositalmente.

4.22 INTERRUPÇÃO PARA ATENDIMENTO MÉDICO POR GOLPE LEGAL, FALTA ACIDENTAL OU FALTA INTENCIONAL (AMADORES)

4.22.1 Comando STOP!

4.22.2 Mandar adversário para o corner neutro;

4.22.3 Comando TIME!

4.22.4 Chamar o Médico;

4.22.5 Aguardar o atendimento ao lado do Boxeador que está sendo atendido e de frente para o adversário que está no corner neutro;

4.22.6 EM CONDIÇÕES:

• Indicar ao boxeador atendido que se dirija ao outro corner neutro;

• BOXE!

4.22.7 SEM CONDIÇÕES:

• Sinalizar final de luta;

• Existem três possibilidades de decisão. Se necessário o Árbitro pode consultar os Juízes e decidir com base no que a maioria dos Juízes observou:

  • Ferimento causado por golpe legal - Boxeador ferido perde por RSC-I (Referee

Stop theContest - Injury);

  • Ferimento causado por falta intencional - Boxeador que causou o ferimento perde por desclassificação (DESC);
  • Ferimento causado por falta não intencional (em qualquer round) - Recolher as papeletas e entregar à mesa. A decisão será vitória por pontos (VP) com base no cômputo das papeletas até o momento da interrupção da luta.

4.22.8 Nos dois primeiros casos, avisar à mesa "Vencedor corner V (ou A) por RSC-I ou DESC";

4.22.9 Avisar o mesmo aos Juízes.

4.23 INTERRUPÇÃO PARA ATENDIMENTO MÉDICO POR GOLPE LEGAL, FALTA ACIDENTAL OU FALTA INTENCIONAL (PROFISSIONAIS)

4.23.1 Comando STOP!

4.23.2 Mandar adversário para o corner neutro;

4.23.3 Comando TIME!

4.23.4 Chamar o Médico;

4.23.5 Aguardar o atendimento ao lado do Boxeador que está sendo atendido e de frente para o adversário que está no corner neutro;

4.23.6 EM CONDIÇÕES:

• Indicar ao boxeador atendido que se dirija ao outro corner neutro;

  • • BOXE!

4.23.7 SEM CONDIÇÕES:

• Sinalizar final de luta;

• Existem três possibilidades de decisão. Se necessário o Árbitro pode consultar os Juízes e decidir com base no que a maioria dos Juízes observou:

  • Ferimento causado por golpe legal - Boxeador ferido perde por KOT (Nocaute Técnico);
  • Ferimento causado por falta intencional - Boxeador que causou o ferimento perde por desclassificação (DESC);
  • Ferimento causado por falta não intencional (até o 4o round) - A luta é considerada Sem Decisão (No Contest)
  • Ferimento causado por falta não intencional (após o 4o round).

Confirmar se os Juízes pontuaram inclusive o round em que haverá a interrupção. Recolher as papeletas e entregar à mesa. A decisão será vitória por pontos por Decisão Técnica, tendo como vencedor o Boxeador que estiver vencendo com base no cômputo das papeletas até o momento da interrupção da luta.

4.23.8 Nos dois primeiros casos, avisar à mesa "Vencedor corner V (ou A) por KOT ou DESC"; Avisar o mesmo aos Juízes.

4.24 PEDIDOS DE "TIME" PELO ÁRBITRO

4.24.1 Queda fora do ringue por golpe legal:

• AMADORES - Contagem de 8 (oito) + "time" de 30 (trinta) segundos;

• PROFISSIONAIS - Contagem de 20 (vinte) pelo próprio Árbitro, sem pedido de "Time".

4.24.2 Golpe baixo:

• AMADORES - Contagem de 8 (oito) + "time" de 1,5 (um e meio) minutos;

• PROFISSIONAIS - Pedido de "Time" de 5 (cinco) minutos.

4.24.3 Atendimento pelo médico (AMADORES E PROFISSIONAIS)

• Sem limite definido.

5. RESULTADOS OFICIAIS

5.1 AMADORES

• VITÓRIA POR PONTOS (VP) (UNÂNIME);

• VITÓRIA POR PONTOS (VP) (DIVIDIDA);

• INTERRUPÇÃO DA LUTA PELO ÁRBITRO (RSC);

• INTERRUPÇÃO DA LUTA PELO ÁRBITRO, POR

FERIMENTO (RSC-I);

• NOCAUTE (KO);

• ABANDONO (AB);

• DESCLASSIFICAÇÃO (DESC);

• NÃO COMPARECIMENTO (WO).

5.2 PROFISSIONAIS

• VITÓRIA POR PONTOS (VP) (UNÂNIME);

• VITÓRIA POR PONTOS (VP) (DIVIDIDA);

• EMPATE (EMP);

• NOCAUTE TÉCNICO (TKO);

• NOCAUTE (KO);

• DECISÃO TÉCNICA (DT);

• SEM DECISÃO (SD) (No Contest)

• DESCLASSIFICAÇÃO (DESC);

• NÃO COMPARECIMENTO (WO).

5.4 EQUIVALÊNCIAS APROXIMADAS DE RESULTADOS

AMADORES                                                                 PROFISSIONAIS

VITORIA POR PONTOS (UNÂNIME)                              VITORIA POR PONTOS (UNÂNIME)

VITORIA POR PONTOS (DIVIDIDA)                               VITORIA POR PONTOS (DIVIDIDA)

INTERRUPÇÃO PELO ÁRBITRO (RSC)                           NOCAUTE TÉCNICO (TKO)

INTERRUPÇÃO PELO ÁRBITRO (RSC-I)                         NOCAUTE TÉCNICO (TKO)

NOCAUTE (KO)                                                            NOCAUTE (KO)

ABANDONO (AB)                                                         NOCAUTE TÉCNICO (TKO)

DESCLASSIFICAÇÃO (DESC)                                          DESCLASSIFICAÇÃO (DESC)

NÃO COMPARECIMENTO (WO)                                     NÃO COMPARECIMENTO (WO)

NÃO EXISTE                                                                EMPATE (EMP)

NÃO EXISTE                                                                EMPATE TÉCNICO (ET)

NÃO EXISTE                                                                SEM DECISÃO (SD) (No Contest)