Zhilei Zhang nocauteou Joe Joyce na revanche e mira Usyk
Jorge Luiz Tourinho
25 de setembro de 2023
O chinês Zhilei "Big Bang" Zhang (26-1-1) provocou, pela segunda vez, a surpresa entre os pesos pesados. Contratado novamente pela Queensberry Promotions para subir ao ringue com o lutador com o qual Frank Warren pensava chegar até o Rei Cigano, não se importou com as vaias e o descrédito. Meteu a mão e provocou o nocaute no terceiro assalto sobre o também gigantesco Joe Joyce (15-2).
O combate nos chegou via YouTube. Não sei se as emissoras de esportes o trouxeram. Zhang se aproveitou na lentidão e falta de inspiração do favorito britânico e venceu os dois rounds iniciais antes de produzir o KO. Já no segundo, mesmo sem ser um boxeador rápido, aplicou um direto de esquerda que fez Joyce bambear. Recebendo todos os golpes que vinham do chinês o lutador de Warren foi para a lona depois de combinação direto de esquerda e gancho de direita. O detalhe meio esquisito foi a contagem feita pelo árbitro Steve Gray. Pareceu-me muito rápida. Porém, tudo bem, o perdedor estava batido.
Zhang foi "descoberto" por empresário americano após ter sido derrotado nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 pelo Anthony Joshua que acabou com o ouro. Foi vencendo boxeadores de pouca importância nos EUA e também na China até a construção de cartel considerável. Passou para a segunda fase da carreira – enfrentar adversários com cartel positivo e escolhidos para testá-lo – na qual teve um susto. O empate contra Jerry Forrest então com 26-4 em 27/02/2021. A decepção se deu porque o americano foi derrubado três vezes!
Para alguma surpresa, acabou sendo escalado para uma eliminatória ao título da FIB com o também invicto Filip Hrgovic (então com 14-0). O confronto em Jeddah em 20 de agosto de 2022 teve o triunfo do croata ao final dos 12 tempos. Escores de 115-112 (2) e 114-113. Os três últimos capítulos foram lamentáveis porque Zhang estava exausto a ponto de não ter combustível para sair vencedor.
Eis que surgiu outra surpresa. Mesmo tendo sido derrotado por Hrgovic Frank Warren conseguiu, não sei como, que o Big Bang lutasse com Joe Joyce pelo título interino da OMB! O poderoso dono da Queensberry Promotions não contava com a evolução física e técnica do chinês. Golpes provocaram o inchaço que fechou um dos olhos e determinou o nocaute técnico no sexto episódio do cotejo na Copper Box Arena no Reino Unido. Estávamos em 15 de abril de 2023.
Zhilei era agora o campeão interino da OMB. Esperando por Oleksandr Usyk teve a proposta para a revanche com Joyce. Warren esperava, e eu também, que seu contratado devolvesse o resultado para que ele pudesse levá-lo a lutar com o campeão Usyk em outro mega-evento. Dessa vez o nocaute foi incontestável. Resta saber se Zhang terá a oportunidade de disputar o cinturão mundial.
Quanto a Joe Joyce, ele fica ainda em boa posição na divisão dos pesados. Basta triunfar sobre um ou dois contendores qualificados para ser colocado como possível adversário de Tyson Fury, caso este vença a aventura contra um lutador de MMA. Contudo, tenho dúvidas sobre essa possível volta por cima. Um pegador precisa golpear para nocautear. Joyce tem trocado golpes ao longa da curta trajetória e me parece já sentido. Sua capacidade quase anormal de receber socos não foi exibida no sábado passado (23 de setembro) na Wembley Arena.
Na entrevista, Joyce indicou a ideia de revanche com Daniel "Dynamite" Dubois. Talvez seja um caminho para atraente luta no grande mercado britânico. Quem sabe se o vencedor poderá pegar Joshua ou Fury e fazer mais uma fortuna?
Imagem: Eurosport